A sua profissão (emprego) está em risco?
Nesta semana, diversos jornais divulgaram a assustadora notícia de que algumas profissões irão desaparecer (veja link).
Coincidentemente estou revendo pesquisas para a palestra que vou apresentar na 3ª edição da Conferência Gestão por Processos a ser promovida pela CorpBusiness em novembro. Constato que esta “novidade” já foi divulgada diversas vezes por inúmeras instituições e consultorias estratégicas como MIT, McKinsey, Gartner, Ernst Young, PriceWaterhouseCoopers e Accenture, entre outras, que vêm alertando para a Quarta Revolução Industrial conhecida como “Era Digital”.
Cada revolução industrial provoca inúmeras rupturas nos modelos de negócios pela introdução de novas tecnologias e processos. Estas trazem grandes reduções de custos, aumento de produtividade, melhoria de qualidade, para ressaltar alguns avanços notáveis. Centenas de empresas perderão espaço e muitas desaparecerão. A boa notícia é que outras tantas irão surgir, totalmente inseridas na era digital. A consequência para a sociedade são as enormes transformações sociais e econômicas: muitas profissões deixam de existir e novas surgem. De um modo geral, todos nos sentiremos como Maya Gabeira ao ser pega pela onda gigante no “Canhão de Nazaré”.
O surpreendente desta quarta revolução é que, com o conhecimento que a sociedade tem, a chegada desta “nova era” é totalmente previsível, conquanto o resultado final ainda não esteja totalmente claro para todos. Portanto, a máxima da teoria da evolução continua a valer: somente os mais preparados irão adaptar-se neste novo cenário. A forma de fazer negócios no mundo está se transformando, mais rapidamente nos países desenvolvidos e mais lentamente nos demais; contudo, poucas das empresas dominantes e tradicionais do mercado estão preparadas ou preparando-se efetivamente para estas mudanças. Quanto à sua profissão e emprego, sim, eles podem desaparecer e você precisa estar preparado/a para os novos tempos, pós-revolução industrial. Os especialistas destacam que os profissionais desta nova era precisarão desenvolver habilidades específicas como proatividade, facilidade de relacionamento com culturas e perfis distintos, flexibilidade, atitude colaborativa, e, principalmente, capacidade para interpretar, analisar e interligar dados. Adicionalmente, haverá necessidade de especialização e obtenção de conhecimentos através de meios formais ou informais. Vamos todos nos preparar para os novos tempos.
Boa sorte!
Deixe seus comentários abaixo ou envie seu email para portus@portusconsultoria.com.br. Abraços e até a próxima.